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PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO INFANTIL
Número de horas aula
320 horas, divididas em:
Módulo de Nivelamento;
Módulo Básico;
Módulo Específico;
Estágio Supervisionado*.
Duração do Curso
09 meses
Horário e Aulas
Sistema à distância.

 

Documentos para matrícula
- Cópia de RG e CPF
- Cópia autenticada do Diploma e do Histórico Escolar
- Curriculum Vitae atualizado

Calendários
Módulo Básico - Módulo Básico em PDF
Módulo Específico - Módulo Específico em PDF

Produzido para
Graduados em cursos de Pedagogia, de Licenciatura e a profissionais dos diversos ramos de atuação que exerçam ou que queiram seguir a carreira docente ou de gestão educacional.

Objetivo Geral do curso
Qualificar, especializar e aperfeiçoar os docentes e profissionais da Educação em um curso de atualização na área de Educação Infantil. Oportunizar a atualização e a ampliação de conhecimento e competências estratégicas em Educação, junto a protagonista de processos educacionais, focalizando o desenvolvimento humano e tecnológico, de modo que seja consolidada uma prática pedagógica e de gestão cada vez mais eficaz, eficiente e efetiva por meio de metodologias de ensino, na área na área de Educação Infantil.

Emissão do Certificado
O Certificado de Conclusão de Curso é emitido pela Educon aos alunos que obtiverem as condições de freqüência e aproveitamento exigidos. Será acompanhado de Histórico Escolar de Pós-Graduação Lato Sensu, que documenta oficialmente a grade curricular do curso concluído, apresentando créditos e conceitos respectivos em cada disciplina, e destacando o tema da Monografia.

 

MÓDULO DE NIVELAMENTO

Metodologias em EAD
Estrutura tecnológica e de comunicação Educon; Metodologia para cursos na modalidade da educação a distância; Uma nova prática docente; Uma nova prática discente; Como estudar na modalidade não presencial.


MÓDULO BÁSICO


Didática do Ensino Superior
Percepção do docente no ensino superior; Relação professor e conhecimento; A metodologia do ensino e   aprendizagem; Compromisso do docente com a Instituição; A auto-avaliação docente; O professor, o conhecimento e o conteúdo; Sistemas universitários; O sistema universitário brasileiro; Métodos de ensinar e pesquisar; O ensinar, o aprender e o apreender.

Organização, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica; Contextualização da educação nacional; A educação brasileira desde a primeira Constituição Federal: o caráter das mudanças e os resultados alcançados; Os Planos de Educação Nacional até o Governo em exercício e os acordos internacionais para a sua sustentação; Os principais manifestos e movimentos da Educação na atualidade; As demandas para o mundo da Educação e o papel do Estado; As abordagens psicológicas representativas na educação brasileira.

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica
As bases epistemológicas do aprendizado e as arquiteturas do conhecimento; Teorias críticas e os paradigmas   da educação contemporânea na perspectiva do senso comum e do senso crítico; Contribuições da filosofia   contemporânea e da psicologia da educação; Concepções da Andragogia e da Pedagogia no atual contexto de   mudanças; A revolução digital e o impacto da virtualidade nas novas formas de perceber e aprender o mundo.

Organização Curricular e Práticas Pedagógicas
Análise crítica das diretrizes e dos parâmetros curriculares da Educação Nacional; Função sociocultural do   currículo na organização do planejamento; Fundamentos para a educação, aberta, flexível e a   distância;Metodologias e inovações no currículo da Educação Básica e Superiores, na Educação Profissional de   nível básico técnico e tecnológico; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na   organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e   comunicação na educação.

Psicologia da Educação

F ormação e profissionalização do psicopedagogo; Fundamentos Bio-Psico-Sociais do Desenvolvimento Humano; Linguagem e Comunicação; Psicomotricidade: Implicação no Processo Educacional; Relações Humanas: Competência Intra e Interpessoal; Psicanálise: Bases Conceituais; O processo da Avaliação e Intervenção em Psicopedagogia; Oficinas Psicopedagógicas.


MÓDULO ESPECÍFICO

Metodologia da Pesquisa Científica
Estratégias e recursos na investigação em sala de aula; Pesquisa e ação educativa; Aspectos teóricos da    pesquisa qualitativa e quantitativa; Trabalho pedagógico na diversidade; Reflexões sobre a atividade do professor no contexto escolar.

Fundamentos da Educação Infantil
Fundamentos políticos da Educação Infantil; Política econômica para Educação Infantil; Fundamentos sociais da Educação Infantil no Brasil; Conceitos de infância, família e sociedade; Historicidade da Educação Infantil no Brasil; Funções da Educação Infantil; Políticas de atendimento à infância; Instituições públicas; Instituições privadas; Creches e pré-escolas; Relações entre Educação Infantil e ensino fundamental; Articulações dos conteúdos; Psicologia e Educação Infantil.

Teorias do Desenvolvimento e da Aprendizagem Infantil
A socialização na infância; Desenvolvimento infantil; Pressupostos teóricos e abordagens metodológicas no estudo do desenvolvimento infantil; Comportamento de apego; Agnosticismo; Interação criança e adulto, Interação criança e criança, interação criança e escola, interação criança e comunidade.

Metodologias Aplicadas à Educação Infantil no Brasil
Estruturação da Educação Infantil; Estrutura de creches; Atividades e profissionais; Formação específica; Desenvolvimento de currículos; Parâmetros curriculares nacionais; Estruturação de salas de aula e ambientes; Desenvolvimentos de programas e atividades em educação infantil; Construção de propostas educativas; Pesquisas de recursos; Alfabetização e implicação; Relação família e escola e sua importância na Educação Infantil.

Organização e Legislação da Educação Infantil no Brasil
Sistema educacional brasileiro; Regras, normas e leis aplicáveis ao ensino infantil e fundamental; Análise crítica e comparativa; Aspecto legal e realidade da Educação Infantil no Brasil; Atuação profissional; Necessidades de formação de profissionais docentes; Interação entre ensino infantil e fundamental; Indicadores de problemas sociais na educação infantil; Perspectivas para educação infantil e fundamental no Brasil.

 

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