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PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL.
Número de horas aula
320 horas, divididas em:
Módulo de Nivelamento;
Módulo Básico;
Módulo Específico;
Estágio Supervisionado*.
Duração do Curso
09 meses
Horário e Aulas
Sistema à distância.

 

Documentos para matrícula
- Cópia de RG e CPF
- Cópia autenticada do Diploma e do Histórico Escolar
- Curriculum Vitae atualizado

Calendários
Módulo Básico - Módulo Básico em PDF
Módulo Específico - Módulo Específico em PDF

Produzido para
Graduados em cursos de Pedagogia, de Licenciatura e a profissionais dos diversos ramos de atuação que exerçam ou que queiram seguir a carreira docente ou de gestão educacional.

Objetivo Geral do curso
Qualificar, especializar e aperfeiçoar os docentes e profissionais da Educação em um curso de atualização na área da Psicopedagogia Institucional. Oportunizar a atualização e a ampliação de conhecimento e competências estratégicas em Educação, junto a protagonista de processos educacionais, focalizando o desenvolvimento humano e tecnológico, de modo que seja consolidada uma prática pedagógica e de gestão cada vez mais eficaz, eficiente e efetiva por meio de metodologias de ensino, na área da Psicopedagogia Institucional.

Emissão do Certificado
O Certificado de Conclusão de Curso é emitido pela Educon aos alunos que obtiverem as condições de freqüência e aproveitamento exigidos. Será acompanhado de Histórico Escolar de Pós-Graduação Lato Sensu, que documenta oficialmente a grade curricular do curso concluído, apresentando créditos e conceitos respectivos em cada disciplina, e destacando o tema da Monografia.

 

MÓDULO DE NIVELAMENTO

Metodologias em EAD
Estrutura tecnológica e de comunicação Educon; Metodologia para cursos na modalidade da educação a distância; Uma nova prática docente; Uma nova prática discente; Como estudar na modalidade não presencial.



MÓDULO BÁSICO

Didática do Ensino Superior
Percepção do docente no ensino superior; Relação professor e conhecimento; A metodologia do ensino e aprendizagem; Compromisso do docente com a Instituição; A auto-avaliação docente; O professor, o conhecimento e o conteúdo; Sistemas universitários; O sistema universitário brasileiro; Métodos de ensinar e pesquisar; O ensinar, o aprender e o apreender.

Organização, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas e Organização da Educação Básica; Contextualização da educação nacional; A educação brasileira desde a primeira Constituição Federal: o caráter das mudanças e os resultados alcançados; Os Planos de Educação Nacional até o Governo em exercício e os acordos internacionais para a sua sustentação; Os principais manifestos e movimentos da Educação na atualidade; As demandas para o mundo da Educação e o papel do Estado; As abordagens psicológicas representativas na educação brasileira.

F
undamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica
As bases epistemológicas do aprendizado e as arquiteturas do conhecimento; Teorias críticas e os paradigmas da educação contemporânea na perspectiva do senso comum e do senso crítico; Contribuições da filosofia contemporânea e da psicologia da educação; Concepções da Andragogia e da Pedagogia no atual contexto de mudanças; A revolução digital e o impacto da virtualidade nas novas formas de perceber e aprender o mundo.

Organização Curricular e Práticas Pedagógicas
Análise crítica das diretrizes e dos parâmetros curriculares da Educação Nacional; Função sociocultural do currículo na organização do planejamento; Fundamentos para a educação, aberta, flexível e a distância; Metodologias e inovações no currículo da Educação Básica e Superiores, na Educação Profissional de nível básico técnico e tecnológico; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Psicologia da Educação
Formação e profissionalização do psicopedagogo; Fundamentos Bio-Psico-Sociais do Desenvolvimento Humano; Linguagem e Comunicação; Psicomotricidade: Implicação no Processo Educacional; Relações Humanas: Competência Intra e Interpessoal; Psicanálise: Bases Conceituais; O processo da Avaliação e Intervenção em Psicopedagogia; Oficinas Psicopedagógicas.



MÓDULO ESPECÍFICO

Metodologia da Pesquisa Científica
Estratégias e recursos na investigação em sala de aula; Pesquisa e ação educativa; Aspectos teóricos da pesquisa qualitativa e quantitativa; Trabalho pedagógico na diversidade; Reflexões sobre a atividade do professor no contexto escolar.

Psicopedagogia Contextual e Atuação Profissional
Especificidade e Conceituação da Psicopedagogia; Psicopedagogia e Área do conhecimento; Psicopedagogia e Contextos de Aprendizagem; Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica; Pesquisa em Psicopedagogia.

Fundamentos de Neuropsicologia

Bases históricas da Neuropsicologia; Distúrbios identificáveis; Desorganização do conhecimento; Alterações de condutas; Lesões mais comuns; Alterações de memória; Deterioração mental na criança; Mecanismos cerebrais do desenvolvimento humano; Identificando portadores de necessidades especiais; Psicopatologia das condutas e funções humanas; Condutas agressivas e distúrbios de comportamento.

Fundamentos Cognitivos do Desenvolvimento Humano
Fundamentos da epistemologia genética (Piaget); Interacionismo e Construtivismo; A construção do conhecimento; Desenvolvimento mental e aprendizagem; Psicogênese da linguagem escrita (Emilia Ferreiro); Perspectiva cognitivista dos processos de aquisição de leitura e escrita; Perspectiva sócio-interacionista da cognição (Vigotsky); O desenvolvimento infantil na perspectiva da psicologia cognitiva; Teorias modernas da psicologia cognitiva e a educação infantil.

Dificuldades de Aprendizagem

Distúrbios e dificuldades de aprendizagem; Processos cognitivos envolvidos; Procedimentos afetivos envolvidos; Procedimentos sociais envolvidos; Identificando nível de dificuldade e grau de raciocínio; Trabalho com linguagem oral e escrita; Transtornos de aprendizagem; Falta de atenção; Dificuldade de memorização; Dificuldade em leitura e escrita; Dificuldade em cálculo e linguagem; Fundamentos da neuropsicologia aplicados à solução de dificuldades de aprendizagem; O contexto escolar, diagnóstico e interação;Casos de necessidades especiais e processos de interação.

* O Estágio Supervisionado pode ser feito em Ongs, Empresas, Escolas e Serviços Públicos. O relatório do Estágio será o  TCC .

 

 

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