Trabalhe Conosco |
Nosso Currículo |
Fale Conosco
 



PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESCOLAR
Número de horas aula
320 horas, divididas em:
Módulo de Nivelamento;
Módulo Básico;
Módulo Específico;
Estágio Supervisionado*.
Duração do Curso
09 meses
Horário e Aulas
Sistema à distância.

 

Documentos para matrícula
- Cópia de RG e CPF
- Cópia autenticada do Diploma e do Histórico Escolar
- Curriculum Vitae atualizado

Calendários
Módulo Básico - Módulo Básico em PDF
Módulo Específico - Módulo Específico em PDF

Produzido para
Graduados em cursos de Pedagogia, de Licenciatura e a profissionais dos diversos ramos de atuação que exerçam ou que queiram seguir a carreira docente ou de gestão educacional.

Objetivo Geral do curso
Qualificar, especializar e aperfeiçoar os docentes e profissionais da Educação em um curso de atualização na área de Gestão Escolar. Oportunizar a atualização e a ampliação de conhecimento e competências estratégicas em Educação, junto a protagonista de processos educacionais, focalizando o desenvolvimento humano e tecnológico, de modo que seja consolidada uma prática pedagógica e de gestão cada vez mais eficaz, eficiente e efetiva por meio de metodologias de ensino, na área de Gestão Escolar.

Emissão do Certificado
O Certificado de Conclusão de Curso é emitido pela Educon aos alunos que obtiverem as condições de freqüência e aproveitamento exigidos. Será acompanhado de Histórico Escolar de Pós-Graduação Lato Sensu, que documenta oficialmente a grade curricular do curso concluído, apresentando créditos e conceitos respectivos em cada disciplina, e destacando o tema da Monografia.

MÓDULO DE NIVELAMENTO

Metodologias em EAD
Estrutura tecnológica e de comunicação Educon; Metodologia para cursos na modalidade da educação a distância; Uma nova prática docente; Uma nova prática discente; Como estudar na modalidade não presencial.



MÓDULO BÁSICO

Didática do Ensino Superior
Percepção do docente no ensino superior; Relação professor e conhecimento; A metodologia do ensino e aprendizagem; Compromisso do docente com a Instituição; A auto-avaliação docente; O professor, o conhecimento e o conteúdo; Sistemas universitários; O sistema universitário brasileiro; Métodos de ensinar e pesquisar; O ensinar, o aprender e o apreender.

Organização, Estrutura e Funcionamento da Educação Básica

Políticas Públicas e Organização da Educação Básica; Contextualização da educação nacional; A educação brasileira desde a primeira Constituição Federal: o caráter das mudanças e os resultados alcançados; Os Planos de Educação Nacional até o Governo em exercício e os acordos internacionais para a sua sustentação; Os principais manifestos e movimentos da Educação na atualidade; As demandas para o mundo da Educação e o papel do Estado; As abordagens psicológicas representativas na educação brasileira.

Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Educação Básica
As bases epistemológicas do aprendizado e as arquiteturas do conhecimento; Teorias críticas e os paradigmas da educação contemporânea na perspectiva do senso comum e do senso crítico; Contribuições da filosofia contemporânea e da psicologia da educação; Concepções da Andragogia e da Pedagogia no atual contexto de mudanças; A revolução digital e o impacto da virtualidade nas novas formas de perceber e aprender o mundo.

Organização Curricular e Práticas Pedagógicas
Análise crítica das diretrizes e dos parâmetros curriculares da Educação Nacional; Função sociocultural do currículo na organização do planejamento; Fundamentos para a educação, aberta, flexível e a distância; Metodologias e inovações no currículo da Educação Básica e Superiores, na Educação Profissional de nível básico técnico e tecnológico; Inovação curricular: metodologia de projetos e a interdisciplinaridade na organização curricular; Implicações didático-pedagógicas para a integração das tecnologias de informação e comunicação na educação.

Psicologia da Educação
Formação e profissionalização do psicopedagogo; Fundamentos Bio-Psico-Sociais do Desenvolvimento Humano; Linguagem e Comunicação; Psicomotricidade: Implicação no Processo Educacional; Relações Humanas: Competência Intra e Interpessoal; Psicanálise: Bases Conceituais; O processo da Avaliação e Intervenção em Psicopedagogia; Oficinas Psicopedagógicas.



MÓDULO ESPECÍFICO

Metodologia da Pesquisa Científica
Estratégias e recursos na investigação em sala de aula; Pesquisa e ação educativa; Aspectos teóricos da pesquisa qualitativa e quantitativa; Trabalho pedagógico na diversidade; Reflexões sobre a atividade do professor no contexto escolar.

Gerência e Administração Geral
Os antecedentes históricos e as principais teorias da Administração; As atividades de planejamento, organização, direção, coordenação e controle das organizações; As novas abordagens da Administração; A Administração na escola contemporânea.

A Gestão da Escola
Áreas de Gestão; Área Educativa e a Gestão Pedagógica; Área Física e a Gestão Administrativa; Área de recursos humanos e a gestão de pessoas; Interação das áreas de gestão; Regimento escolar; Organicidade do processo educacional; Gestão dos núcleos educacionais; Gestão dos núcleos operacionais; Planejamento, acompanhamento, controle e avaliação da proposta de gestão; Relação escolar e comunidade; Gestão democrática; Órgãos colegiados e processos decisórios; Organização administrativa.

Gestão Escolar e as Concorrentes Pedagógicas
Objetivos gerais e específicos de ensino; Linhas de atuação; Perfil comunitário e dos alunos; Estabelecimento de metas; Definição das propostas pedagógicas; Avaliação de desempenho do corpo docente; Avaliação da equipe escolar; Avaliação institucional; A proposta pedagógica; O projeto pedagógico; Metas; Planos de curso; Planos de aula; Avaliação e formação da equipe escolar; Coordenação pedagógica; Escola tradicional; Escola construtivista; Escola sócio-construtivista; Escola montessoriana; Linhas pedagógicas contemporâneas.

Gestão Econômica e Financeira da Escola
Inversão econômica escolar; Complexidade da organização escolar; Avaliação do empreendimento material e humano; Finanças no plano escolar; Recursos e órbitas governamentais (municipal, federal e estadual); Identificando defesas de ensino; Financiamento escolar; Subvenções diretas, empréstimos e assistência; Programa de ação financeiro ao setor particular; Recursos previstos na Lei de Diretrizes e Bases; Aplicação de auxílios federais; Aplicação de auxílios estaduais; Aplicação de auxílios municipais; Fixação do custo e educação; Limites de despesas com pessoal, administração, equipamentos e materiais; Planejamento financeiro escolar; Legislação financeira educacional.

 

VOLTAR

UNIRO CENTRAL
Telefones: (17) 3235 5589 / 3214 7644
Rua: Pedro do Amaral, 2475 – Bairro Boa Vista - São José do Rio Preto – SP

 
® 2005 - 2017 | UNIRO A nova tecnologia de Ensino. Todos os direitos reservados.