Pedagogia

Curso de Pedagogia

Objetivos do Curso

Desenvolver as competências necessárias à formação do profissional da educação comprometido com a realidade brasileira e com o processo de transformação social, possibilitando ao discente o aprimoramento contínuo para atuar de forma dinâmica nas diferentes dimensões do trabalho pedagógico, nas várias esferas educacionais – escola ou outros ambientes educativos - para que na compreensão crítica da realidade sócio-educacional, intervenha no sentido da efetivação dos princípios democráticos e da emancipação humana.

Perfil do Egresso

Reconhecer a escola como organização complexa que tem a função de promover a educação para e na cidadania, participando na gestão de processos educativos. Buscar harmonia, estabelecendo o respeito aos seu limites e o dos outros como única forma de conviver em comunidade e identificar-se como agente transformador e responsável pelo cuidado com o meio ambiente

Competências e Habilidades

  • Desenvolvimento de competências relacionadas: ao comprometimento com os valores estéticos, políticos e éticos, constantes da sociedade democrática: à compreensão da função social da Escola, que atenda às novas exigências colocadas pelas demandas sociais e pelos avanços da ciência e tecnologia; aos conteúdos a serem socializados, dando uma sólida formação teórica que garanta novas formas de abordagem da relação teórico-prático, do trabalho coletivo e interdisciplinar e da gestão da escola; ao gerenciamento do próprio aperfeiçoamento profissional, contínuo, em espaços escolares e não escolares; ao processo de investigação que possibilite o aperfeiçoamento da prática pedagógica;
  • Conhecimentos e competências para o desenvolvimento profissional, incluindo cultura geral e profissional, conhecimento sobre crianças, jovens e adolescentes; conhecimento adquirido pela experiência e pelos fundamentos teóricos.
Curso de PEDAGOGIA
Matriz Curricular
1º Período
DisciplinasCarga Horária
Filosofia da Educação40
História da Educação I40
Sociologia da Educação I40
Psicologia do Desenvolvimento I40
Fundamentos da Educação Infantil40
Tecnologia da Informação e da Comunicação em Educação40
Ação Didático-Pedagógica I40
Arte e Educação40
Pesquisa e Prática Pedagógica I - Metodologia Científica40
Atividades Acadêmicas Científico-culturais40
TOTAL400
2º Período
DisciplinasCarga Horária
Antropologia Cultural e Diversidade40
História da Educação II40
Sociologia da Educação II40
Psicologia do Desenvolvimento II40
Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Linguagem Oral e Escrita na Educação Infantil40
Currículo e Conhecimento40
Ação Didático-Pedagógica II40
Fundamentos Teóricos e Metodológicos das Artes40
Pesquisa e Prática Pedagógica II - O Contexto Sócio-Educacional40
Estágio Supervisionado I40
TOTAL400
Matriz curricular referente ao primeiro e segundos períodos